Artigos |Notícias |
19 de Fevereiro, 2020

Mercado de IT: Perspectiva para 2020

O BALANÇO QUE FAZEMOS DO MERCADO DE IT NOS ÚLTIMOS ANOS

O Mercado de IT tem vindo a assumir um papel de destaque na última década e apresenta-se hoje em dia como uma área de forte investimento para o desenvolvimento global, diferenciação e competitividade das empresas; uma vez que estas se preparam para futuros cada vez mais digitais.

Nos últimos anos comprovou-se que o investimento em IT fomenta verdadeiramente o desenvolvimento das empresas, trazendo automação de processos, melhoria na experiência dos consumidores e com isso valorização das marcas. Assistimos também à elevação dos “dados” enquanto um dos ativos mais preciosos das empresas, e cujo correto tratamento e interpretação permite tomar decisões mais precisas e controlar melhor todos os aspectos organizacionais, por isso a segurança dos dados é um tema crucial. De uma forma geral, os deliverables deste mercado tornaram-se mais passíveis de integração e automação nos sistemas subjacentes de rede, segurança, operacional e colaboração que sustentam os negócios (e que os compeliram a entrar num processo de adaptação, performance e segurança digital).

 

O ANO DE 2019 PARA A CILNET

Foi um ano desafiante e de evolução para a Cilnet, que integra agora um grupo líder global no setor, a Logicalis; e também de transformação e reforço da nossa oferta em soluções de Managed Services, ofertas recorrentes e desenvolvimento assente em Data Analytics sobre as soluções dos nossos parceiros (sempre com o intuito de melhorar o outcome do negócio dos nossos clientes, bem como melhorar a sua experiência com a nossa marca).

 

PERSPECTIVAS PARA 2020

O valor do mercado continuará a ascender e prevemos maior investimento generalizado no processo de transformação digital. As empresas que já iniciaram este processo continuarão a consolidá-lo e aquelas que se encontram mais avançadas poderão começar a pensar na personalização das principais plataformas (rede, data center, cloud, segurança) e aplicações para melhorar experiência/utilização juntos dos seus públicos (através de software defined platforms, AI, Machine Learning e programação). Com estas previsões de mercado e com o reforço da nossa oferta para um portfolio que inclui: Serviços Geridos, Ciber Segurança, Colaboração, Virtualização, Networking, Infraestrutura, Data center, Cloud, Software Development e IoT; temos como um dos nossos objetivos para 2020 crescer a nossa quota de mercado.

 

AS TECNOLOGIAS QUE FARÃO A DIFERENÇA NOS PRÓXIMOS ANOS

As principais áreas tecnológicas que farão a diferença serão os mercados de Hybrid Cloud, IoT, Big Data e Ciber Segurança. No panorama mais geral, penso que estamos num ponto importante de cruzamento entre a evolução tecnológica e o potencial social e filantrópico da tecnologia. Trabalhando em conjunto (a médio/longo prazo), as comunidades tecnológicas e organizações sociais terão o potencial de concretizar o próximo nível de inovação global.

 

Nota: O conteúdo deste artigo derivou da entrevista realizada pela Business.IT para o tema de capa da Edição de Janeiro 2020.
Cilnet-prespectivas-2020_Luis-Lança.png